Umas das mais tradicionais equipes do ciclismo nacional anunciou nesta terça-feira que virá com a sua força máxima para o evento. A Carrefour/Funvic Soul Cycling Team comandada pelo técnico Benedito de Azevedo Junior, mais conhecido como Kid, trará em seu time nomes como Kleber Ramos e Alex Diniz, brasileiros mais bem colocados no Tour do Rio em 2015, além de Roberto Pinheiro e Francisco Chamorro, campeões da Copa Light em 2015 e 2014, respectivamente.
– A expectativa para Copa Rio de Janeiro é muito grande. Sempre procuramos levar um time forte já que temos uma equipe formada por atletas renomados. Pelo estilo desta competição, acredito que a prova chegue para o sprint final com o Roberto Pinheiro e o Francisco Chamorro brigando por um bom resultado e quem sabe até pela prova -, analisou o treinador.
– Acabamos de chegar de três provas internacionais e isso sem dúvida trouxe uma bagagem grande para nosso time e voltar e poder competir as principais provas do Brasil, em específico a Copa Rio de Janeiro, é muito importante e faz parte do nosso planejamento de elevar o nível do ciclismo no Brasil -, encerrou.
Outra equipe que também promete brigar pelas primeiras posições é a Memorial-Santos/Fupes. Além de Rafael Andriato, que está de volta ao Brasil depois de oito temporadas na Itália em busca da vaga olímpica, o time contará com Elton Pedroso, atual líder do ranking nacional.
A Equipe de Ciclismo UFF, de Niterói, também virá bem representada. Feras da elite nacional como Emerson Santos e Felipe Marques, vice-campeão e terceiro colocados na etapa Valença/Rio das Flores do Tour do Rio 2015, podem colocar seu time na disputa pelo título. A listagem oficial com todas as equipes será divulgada até sexta-feira.
Outra grande novidade da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo 2016 é que todos os atletas irão pedalar em prol da campanha de conscientização e educação no trânsito. Todos receberão um kit com camiseta, boné e mochila com a frase: Você não precisa pedalar para nos respeitar.
– Toda comunidade ciclística ficou consternada com a recente tragédia que vitimou o ultraciclista e nosso grande amigo Claudio Clarindo, precisamos dar um basta! O objetivo principal desta campanha é educar os motoristas para que seja dado um basta neste número absurdo de mortes. Temos que de, alguma forma, sensibilizar e conscientizar a população a fim de mudar o comportamento, formar hábitos e criar a cultura do uso da bicicleta como veículo de transporte, regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro. É inadmissível que percamos mais e mais pessoas para a violência no trânsito -, lamentou Maria Luisa Jucá, presidente do Instituto Faça e realizadora da competição.
Texto Adptado: MÁRCIO DE MIRANDA/ blogs.oglobo.globo.com
Foto: Luis Claudio Antunes / Divulgação